terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O USO DA IMAGEM DE CRIANÇAS EM FOTOGRAFIAS E VÍDEOS


Por Mércia Araújo

Ver vídeos e fotografias de criança quase sempre nos remete a algo bom.  Dá a sensação de liberdade e inocência. Porém, nem sempre essas imagens estão vinculadas a coisas legais e interessantes. Segundo o artigo 5° da Constituição Federal, a todo indivíduo está assegurado o direito de uso de sua imagem. No caso de crianças e adolescentes, além da Constituição , esse dirito é assegurado também pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A observação está presente no capítulo II que se refere aos direitos à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade, especificado no Artigo 17 e complementado pelo Artigo 18, que dizem:

 Artigo 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

Artigo 18.  É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

Ou seja, é obrigação da sociedade cuidar para que  nenhuma criança seja exposta a qualquer tipo de situação em que seja desrespeitado, violentado, onde haja encabulamento. Como por exemplo a produção de fotografias e/ou filmagens pornográficas; ou ainda a veiculação midiática  de imagem e nome de um menor infrator. 

Para que sejam feitos registros imagéticos de crianças e adolescentes é necessário, além da autorização dos responsáveis, que os mesmo não se encontrem em situação que represente constrangimento e/ou humilhação social ou pessoal. 

Em caso de denuncia de exploração do menor (trabalho infantil ou exploração sexual, por exemplo) poderá haver uma excessão, mas ainda assim é proibido que o material seja veiculado com a identificação pessoal do menor. As imagens podem ser feitas desde que sejam num plano geral e não apareça o rosto ou algo que possibilite a identificação da criança ou do adolescente.

5 comentários:

  1. Eu tenho meu filho,e ele foi expoxto ao ridiculo como faço?

    ResponderExcluir
  2. Eu como mãe posso exigi que alguem que tenha publicado em uma rede social uma fotogrfia do meu filho sem a minha permissão regire essa foto imediatamente?

    ResponderExcluir
  3. E se for filho de pais separados,a criança mora com a mae desde o nascimento.O pai permite que a foto seja publicada por terceiros em rede sociais,mas a mãe não permite?

    ResponderExcluir
  4. Estou de aviso previo e o gerente me proibiu de trabalhar e quer q eu fico em pé o dia todo sem conversar com niguem ai sentei na lata e ele veio me filmando e tenho 17 anos oq devo fazer

    ResponderExcluir