segunda-feira, 9 de maio de 2011

Colunistas, não difamadores

 
James Martins responde
a críticas em vídeo
Foto: Divulgação
Por Nara Maria

“Todo mundo é muito ‘Oxum do mar’ aqui na Bahia. Às vezes, é bom provocar”.  Quem diz a frase em meio a risos é o colunista James Martins, que escreve para o “Pilha Pura” e o “Enchendo o saco”, do Jornal da Metrópole. Para ele, que também assina um espaço no site Bahia Notícias, brincar de forma educada não ofende ninguém verdadeiramente. “Em geral, me refiro às coisas a partir da minha opinião. Se eu escrever e a pessoa achar que deve me processar, que me processe. O problema será dela, não estou nem aí”, afirma.

Sobre o modo com que entrevista as fontes, Martins conta que costuma conseguir as respostas sem que as pessoas se irritem. “Fazer perguntas e expor a meu ponto de vista é muito diferente de injuriar alguém. Quando escrevo, não penso no Código Penal, mas me preocupo em não ofender”, destaca o colunista.

O capítulo 5 do Código Penal, referente aos crimes contra a honra, prevê que a pessoa que “difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação” ou “injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro” pode ser detida ou pagar a pena variável de um mês a um ano. Dentre as exceções, o artigo 142, inciso II, do Decreto-lei de 1940, declara que não constitui punição “a opinião desfavorável da crítica literária, artística ou científica, salvo quando inequívoca a intenção de injuriar ou difamar”.

Segundo Telma Alvarenga, interina da coluna VIP do Jornal Correio, tratar sobre celebridades e pessoas públicas, por exemplo, requer cuidados. “Buscamos exclusividade, fatos interessantes e, principalmente, a veracidade. É preferível perder uma nota a publicar algo que não foi muito bem checado”, diz.

Telma, que já trabalhou nas colunas de Danuza Leão, Ricardo Boechat e Márcia Peltier, e foi repórter de revistas como Pais e Filhos e Época, não faz denúncias ou discorre sobre assuntos polêmicos, mas busca ouvir mais de uma fonte e guardar documentos que comprovem as informações. Manter a credibilidade conquistada durante os anos de trabalho também é um dos mais importantes objetivos da jornalista. “Fui processada apenas uma vez e quem entrou com esse pedido perdeu a ação. Felizmente sou conhecida pela minha boa conduta”, conta.

Ao contrário da colunista do Correio, James Martins lembra que ainda não teve que responder judicialmente por nenhuma matéria “Nunca fui processado, mas algumas pessoas já se negaram a conceder entrevista a mim. Uma vez, por exemplo, o apresentador Zé Eduardo (Bocão) estava na Metrópole, eu o chamei e ele disse: ‘para esse cara eu não falo’. Nos conhecemos, conversamos quando nos encontramos, mas ele não quis falar. Ficou com medo! Até pensei em publicar só as perguntas, mas depois desisti. Ia dar muito ibope a ele”, relembra sorrindo.

Telma Alvarenga escreve para
a coluna VIP desde junho de 2009
Foto: Divulgação
Em março deste ano, fato parecido aconteceu com Telma Alvarenga. Nas entrevistas que antecederam a pré-estreia do filme VIPs, o ator Wagner Moura se recusou a conversar com uma repórter do Correio. “Não tivemos explicações, mas acho que ele não quis falar, porque Hagamenon Brito, que é editor do caderno Vida, fez uma crítica à banda ‘Sua Mãe’, da qual ele é vocalista. Na época, o Wagner escreveu uma carta para o jornal, que foi publicada, e teve a oportunidade de se defender. É um direito do crítico de criticar e isso faz parte. Na coluna, íamos falar sobre o trabalho dele como ator e não como cantor. Já estava tudo combinado com a assessoria do filme. Fiquei muito chateada e registrei o ocorrido, porque ele estava precisando de um puxãozinho de orelha”, diz em tom descontraído.

O colunista James Martins acredita ser comum o descontentamento proveniente das críticas, acha importante que as pessoas se manifestem e assume não gostar de regras. “Escrevo sobre coisas frívolas, em geral o que está acontecendo, mas tem assuntos que não brincaria. O Tsunami no Japão, por exemplo, foi terrível e não cabiam piadas”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário