terça-feira, 26 de abril de 2011

Cidade do Saber: um exemplo de cidadania

Por Maurício Matos

Localizada há pouco mais de 40 quilômetros da capital baiana, a sede de Camaçari abriga um dos maiores complexos integrados de cultura, esporte e lazer da América Latina, a Cidade do Saber. Fundada em março de 2007, a instituição se tornou um grande centro de inclusão social e um equipamento que garante a cidadania de crianças, jovens e adultos do município.

Foto: Agnaldo Silva

O complexo, que ocupa um espaço de 22 mil metros quadrados, conta com uma piscina semiolímpica, quadra poliesportiva coberta, um prédio do núcleo de Educação e outro, do núcleo de Capacitação, no qual abriga o Teatro da Cidade do Saber (TCS), o segundo maior do Estado, com capacidade para 568 lugares.

O prédio de Capacitação ainda conta com um conjunto de salas que servem para a realização de eventos, conferências e cursos de aperfeiçoamento profissional para professores da rede municipal de ensino.

No núcleo de Educação acontecem os cursos e as oficinas culturais gratuitos para população carente do município, como artes plásticas, música, teatro, dança e balé. Este último proporcionou uma mudança completa na vida de sete crianças, selecionados para estudar na escola de Teatro Bolshoi do Brasil, localizada em Joinvile, Santa Catarina, única filial fora da Rússia.

Os bailarinos foram escolhidos através de uma seleção nacional, realizada anualmente pela escola de Teatro Bolshoi. Em 2008, foram selecionados quatro alunos, em 2009, dois e em 2010, um.

Selecionada em 2008, Pâmela Silva, 12 anos, afirma que a Cidade do Saber proporcionou o início da realização de um grande sonho, “ser uma bailarina profissional”.

Foto: Carol Garcia

Assim como os outros seis bailarinos, Pâmela Silva, mora na Casa Social, mantida pela prefeitura de Camaçari e pela a Cidade do Saber, no município catarinense.

Saudosa, a mãe de Pâmela, Joraildes Santos, lembra que a Cidade do Saber mudou não só a vida da filha, mas de milhares de pessoas do município. “A arte, a cultura e o esporte mantém os jovens longe da violência e das drogas”, explica.

A Cidade do Saber, que atende diariamente mais de 4 mil pessoas, contribui para uma melhor qualidade de vida da população e possibilita a construção da cidadania, que segundo o advogado Edgar Silva Neto, é um dos cinco fundamentos da Constituição Federal.

“A cidadania garante o indivíduo o poder e o dever de participar, de modo ativo, das decisões comuns de natureza social e política na sociedade”, finaliza.

Foto: Nelinho Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário