terça-feira, 26 de abril de 2011

Na constituição de um mundo melhor nas escolas

Por Antônio Nelson

O brilho nos olhos é notável para quem se deleita em ouvir Eliasibe Simões narrar, com alegria, sua relação com estudantes das escolas públicas e as questões jurídicas do país.  o recomeço das atividades que provoca saudade e entusiasmo. 
Eliasibe irá ao Colégio Manoel Devoto, no bairro do Rio Vermelho, municiada com milhares de cartilhas, sob o título: A OAB vai á Escola, para retomar a trajetória realizada desde o início de 2007, transcorrendo o diálogo entre discentes e docentes sobre Direitos e Garantias Fundamentais, Direitos da Criança e do Adolescente, do Idoso, da Pessoa com Deficiência, do Consumidor, Penal, da Mulher, da Família e outro importantes direitos do cidadão.
Eliasibe é advogada e presidente do Conselho de Proteção aos Direitos Humanos, especialização em Processo do Trabalho pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL), com 25 anos de atuação na área. A sensibilidade e o cuidado da jurista em dar fácil acessibilidade à informação sobre os direitos fundamentais aos jovens, nas escolas, foi desperta pela advogada Cristiane Gurgel, em 2007. 
Daí por diante, Eliasibe sempre perseverou na prazerosa missão. Com cartilhas, sua expectativa é construção de um mundo melhor. Para a advogada, esse é o momento de revigorar o conhecimento e a juventude sobre seus direitos e deveres em prol da cidadania.
“As reuniões com pedagogos e com as diretoras das escolas foram indispensáveis para fazermos uma cartilha bem elaborada didaticamente”, ressalta Eliasibe. Ela conta que o contato com o colégio Icéia foi o mais gratificante, com a presença 80 alunos. “Em nosso recomeço, vamos confeccionar 20 mil cartilhas. Em 2008, imprimimos 10 mil. Temos muito que comemorar”, declarou, com um leve sorriso.
Entrevistei Eliasibe no seu ambiente de trabalho, no 10º andar do Correios. Eliasibe me asseverou nós teríamos tempo necessário para conversar em paz sem interrupções. Ao final, os olhos cintilantes me serviram de espelho me motivando a ir na próxima palestra

Nenhum comentário:

Postar um comentário